WhatsApp vai permitir reservar nomes de usuário

Tecnologia
Resumo
  • WhatsApp deve disponibilizar um sistema de reserva de nomes de usuário antes do lançamento oficial do recurso.
  • Segundo o WABetaInfo, a novidade ainda está em desenvolvimento e não tem data oficial de lançamento.
  • Antes, o site especializado já identificou um conjunto de regras que incluem ter entre 3 e 30 caracteres e não começar com “www”.

O WhatsApp está avançando no lançamento de nomes de usuário e deve permitir que os perfis reservem seu próprio username antes do lançamento oficial. A principal vantagem seria a possibilidade de ocultar o número de telefone pessoal de desconhecidos.

Segundo o site especializado WABetaInfo, a versão beta 2.25.22.9 para Android revela o desenvolvimento da função, que permite reservar um identificador desejado mesmo antes da novidade principal chegar para todos. No entanto, ainda não há previsão de disponibilidade.

Como deve funcionar?

A reserva de nome de usuário é uma etapa preliminar ao novo sistema de usernames, ainda sem prazo definido para chegar na versão estável do WhatsApp. É um recurso dedicado que deve ser liberado para todos em breve e que permitirá garantir seu nome de usuário antes que a funcionalidade completa esteja amplamente disponível em uma atualização futura.

O sistema de nomes de usuário, por sua vez, é um projeto de longo prazo, com os primeiros indícios no código do aplicativo surgindo ainda em 2023, mas que tem avançado neste ano. Apesar do progresso, a Meta ainda não definiu um cronograma público para o lançamento.

Vale mencionar que a empresa já estabeleceu um conjunto de regras para a criação desses identificadores únicos. Os nomes de usuário deverão ter entre três e 30 caracteres e poderão conter apenas letras, números, pontos e underlines.

Além disso, existem restrições para evitar fraudes ou confusão com endereços de internet: os nomes não poderão começar com “www” nem terminar com um domínio, como “.com”. Também não será permitido começar ou terminar um username com ponto ou usar sequência de pontos.

A mudança deve ter grande impacto no Brasil, considerado um dos principais mercados do app. A possibilidade de interagir sem expor o número de telefone pessoal também deve ajudar no combate a golpes e spam.

Mais camadas de proteção

Paralelamente, o aplicativo trabalha em camadas extras de segurança para proteger os usuários de mensagens não solicitadas. Um dos recursos em desenvolvimento é a “chave de acesso”, que funcionará como um código ou senha opcional que o usuário poderá configurar. Dessa forma, mesmo que alguém descubra o seu nome de usuário, só poderá enviar uma mensagem se souber a chave correspondente.

A função foi encontrada na versão de testes 2.25.22.9 para Android e confirma a estratégia do WhatsApp de dar mais controle aos usuários, preparando o aplicativo para o sistema de nomes de usuário.

Com informações do WABetaInfo

WhatsApp vai permitir reservar nomes de usuário