Windows 11 estaria “atrapalhando” plano da Microsoft para um Xbox portátil

Tecnologia

Se você torce pelo lançamento de um Xbox portátil, saiba que há boas chances de isso realmente acontecer. Mas é bom ter paciência: tudo indica que, no momento, a Microsoft está mais preocupada em otimizar o desempenho do Windows 11, deixando o suposto novo console em segundo plano.

No ano passado, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, já havia mencionado a possibilidade de a Microsoft complementar o ecossistema do Xbox com um console portátil, algo capaz de fazer frente ao Nintendo Switch, por exemplo.

Alguns rumores davam conta de que esse console poderia ser anunciado até o fim de 2025. Mas é possível que o lançamento ocorra somente em 2026 ou, mais provavelmente, em 2027.

A “culpa” é do Windows 11

De acordo com o Windows Central, a principal razão para o adiamento do suposto Xbox portátil é uma preocupação atual da Microsoft com o Windows 11.

O segmento de PCs portáteis para games tem crescido rapidamente. Alguns testes recentes envolvendo o portátil Legion Go S apontam que, para esse tipo de equipamento, o SteamOS tem se mostrado melhor que o Windows 11 na execução de jogos e na autonomia da bateria.

Neste ponto, vale relembrar que o SteamOS é um sistema operacional baseado na distribuição Arch Linux e que oferece recursos específicos para as jogatinas.

Responsável pelo projeto, a Valve tem se esforçado para popularizar o SteamOS. Mas é óbvio que a Microsoft não quer que o seu sistema operacional perca espaço entre o público gamer.

Fontes próximas à companhia afirmaram ao Windows Central que essa preocupação levou a Microsoft a ordenar que suas equipes de jogos priorizem a otimização do Windows 11 em PCs portáteis. Com isso, o Xbox portátil fica para depois.

Faz sentido. Primeiro porque várias marcas estão lançando PCs portáteis para jogos. A própria Microsoft estaria trabalhando em conjunto com a Asus para apresentar um dispositivo do tipo, um projeto que teria o codinome “Kennan”.

Em segundo lugar, priorizar o Windows 11 é importante porque esse sistema operacional foi desenvolvido originalmente para telas grandes. Todo esforço para melhorar a experiência do usuário com visores pequenos é válido, portanto.

Windows 11 estaria “atrapalhando” plano da Microsoft para um Xbox portátil