
Se você torce pelo lançamento de um Xbox portátil, saiba que há boas chances de isso realmente acontecer. Mas é bom ter paciência: tudo indica que, no momento, a Microsoft está mais preocupada em otimizar o desempenho do Windows 11, deixando o suposto novo console em segundo plano.
No ano passado, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, já havia mencionado a possibilidade de a Microsoft complementar o ecossistema do Xbox com um console portátil, algo capaz de fazer frente ao Nintendo Switch, por exemplo.
Alguns rumores davam conta de que esse console poderia ser anunciado até o fim de 2025. Mas é possível que o lançamento ocorra somente em 2026 ou, mais provavelmente, em 2027.
A “culpa” é do Windows 11
De acordo com o Windows Central, a principal razão para o adiamento do suposto Xbox portátil é uma preocupação atual da Microsoft com o Windows 11.
O segmento de PCs portáteis para games tem crescido rapidamente. Alguns testes recentes envolvendo o portátil Legion Go S apontam que, para esse tipo de equipamento, o SteamOS tem se mostrado melhor que o Windows 11 na execução de jogos e na autonomia da bateria.
Neste ponto, vale relembrar que o SteamOS é um sistema operacional baseado na distribuição Arch Linux e que oferece recursos específicos para as jogatinas.
Responsável pelo projeto, a Valve tem se esforçado para popularizar o SteamOS. Mas é óbvio que a Microsoft não quer que o seu sistema operacional perca espaço entre o público gamer.

Fontes próximas à companhia afirmaram ao Windows Central que essa preocupação levou a Microsoft a ordenar que suas equipes de jogos priorizem a otimização do Windows 11 em PCs portáteis. Com isso, o Xbox portátil fica para depois.
Faz sentido. Primeiro porque várias marcas estão lançando PCs portáteis para jogos. A própria Microsoft estaria trabalhando em conjunto com a Asus para apresentar um dispositivo do tipo, um projeto que teria o codinome “Kennan”.
Em segundo lugar, priorizar o Windows 11 é importante porque esse sistema operacional foi desenvolvido originalmente para telas grandes. Todo esforço para melhorar a experiência do usuário com visores pequenos é válido, portanto.
Windows 11 estaria “atrapalhando” plano da Microsoft para um Xbox portátil