
Resumo
- A Microsoft liberou em testes a integração que permite retomar no Windows 11 apps abertos no Android.
- O recurso funciona inicialmente apenas com o Spotify, mas deve ganhar suporte a mais aplicativos.
- A novidade é semelhante ao Handoff da Apple e, por enquanto, está restrita ao programa Windows Insider.
A Microsoft começou a liberar uma nova forma de conectar o Windows 11 e o Android. Com ela, você poderá abrir no computador um app que estava usando em um smartphone e continuar do ponto em que parou.
Por enquanto, o recurso está sendo distribuído para usuários participantes do programa Windows Insider, nos canais Dev e Beta. Ainda não há nenhuma previsão para essa integração chegar ao canal público de atualizações do sistema operacional.
Antes disso, a ferramenta apareceu em um vídeo de demonstração exibido em maio, na conferência Build 2025, realizada pela própria Microsoft e voltada a desenvolvedores. A Microsoft editou o vídeo da apresentação e removeu o trecho em que o recurso aparece.
Como funciona a integração?

Inicialmente, o único aplicativo com suporte a continuar tarefas é o Spotify. Quando o smartphone Android está vinculado ao computador, ao abrir o streaming e colocar uma música para tocar, seu ícone aparece na barra de tarefas do Windows 11, com uma notificação dizendo “Continue neste PC”.
Ao clicar nela, o computador abre o app do Spotify (ou pede para você instalá-lo) e continua tocando a mesma música.
Apesar de só funcionar no Spotify, dá para esperar mais integrações. Também em maio, o WhatsApp foi mencionado em um material educacional da Microsoft como exemplo para a ferramenta.
Apple tem recurso equivalente
Essa funcionalidade é basicamente idêntica ao Handoff, da Apple, presente no iPhone, iPad, Mac e Apple Watch. Com ele, você pode abrir um site do celular e, no computador, clicar em um ícone da Dock e acessar a mesma página, por exemplo.
Enquanto o Windows 11 não ganha esse recurso, dá para explorar as integrações existentes no app Vincular ao Celular (ou Phone Link, em inglês). Com ele, dá para acessar arquivos, receber notificações e responder mensagens no Android.
Com informações do Verge e da Microsoft
Windows 11 poderá continuar tarefas iniciadas em apps do Android