Windows 11 vai acabar com app que talvez você nunca tenha usado na vida

Tecnologia

A Microsoft vai desativar o aplicativo Planos de Celular (ou Mobile Plans) do Windows em fevereiro de 2026. O aplicativo não era lá muito popular, mas aumenta a lista de softwares encerrados pela MS nos últimos anos.

A ferramenta serve para conectar o computador a alguma rede de telefonia móvel para garantir o acesso à internet. No lugar de manter um app próprio, a empresa afirma que vai migrar a solução para uma página da web.

A Gigante de Redmond justifica que a mudança promove uma experiência mais direta: usuários podem comprar planos de internet no próprio site da operadora, sem a necessidade de abrir um espaço específico para isso. O software será encerrado oficialmente em 27 de fevereiro de 2026.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O app estreou no Windows 10 e chegou a ser instalado na configuração de fábrica do Windows, sem a possibilidade de ser desinstalado (atualmente, não está mais incluso no bloatware). A página da plataforma pela Microsoft Store tem poucas avaliações, mas a maioria delas reclama justamente do fato de fazer parte dos programas nativos do sistema. 

App pode ser baixado na Microsoft Store até fevereiro do ano que vem (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Mais um app encerrado pela Microsoft

O Planos de Celular é somente mais um item na lista de softwares da Microsoft que já foram desativados neste ano ou vão “morrer” em breve. 

Em 2025, o nome de maior destaque foi o Skype, desativado em maio. O aplicativo Mapas é outra opção que já parou de funcionar, enquanto o Microsoft Lens fecha as portas no final do ano.

Vale lembrar que o Windows 10 também deixa de receber suporte oficial em 2025 — porém, nesse caso a medida faz parte do padrão dos ciclos de atualização da MS. 

Leia também:

VÍDEO: Vai montar o seu próprio PC? CUIDADO!

Leia a matéria no Canaltech.