
A Microsoft deve corrigir uma das inconsistências visuais do Windows 11 nas próximas atualizações: a mistura de janelas claras enquanto o sistema está no modo escuro.
- 7 tendências de IA para 2026, de acordo com a Microsoft
- Microsoft promete jogos rodando lisos e carregando na hora em 2026
A empresa liberou, em fase de testes, uma atualização que aplica o “dark mode” a diversas caixas de diálogo do Explorador de Arquivos, eliminando o contraste excessivo que incomodava usuários.
A novidade chega com a Build 28020.1362, disponibilizada nesta semana para os inscritos no canal Canary do programa Windows Insider.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Até então, mesmo com a personalização escura ativada, ações básicas como copiar, mover ou deletar arquivos faziam com que o sistema exibisse janelas com fundo branco brilhante, quebrando a harmonia visual da interface.

As mudanças visuais abrangem:
- As caixas de diálogo de copiar, mover e excluir itens (tanto no estado padrão quanto expandido);
- Barras de progresso e visualizações de gráficos de transferência;
- Janelas de confirmação e erro, incluindo aquelas que perguntam se você deseja substituir ou pular um arquivo duplicado.

Exemplos de janelas do Explorador de Arquivos atualizadas (Imagem: Captura de tela/Reprodução/Microsoft)
A Big Tech introduziu o modo escuro ainda no Windows 10, em 2016, mas levou quase uma década para refinar essas áreas do sistema. De acordo com o portal The Verge, apesar do avanço, ainda existem áreas pendentes de atualização visual, como o menu de “Propriedades” de arquivos e o Painel de Controle clássico.
Outras novidades
Além das correções visuais no dark mode, a nova compilação de testes do Windows 11 trouxe algumas melhorias funcionais para gamers e em produtividade. Confira os destaques abaixo:
- Experiência Xbox em portáteis: o modo de tela cheia do app Xbox, antes restrito a dispositivos ASUS ROG Ally, agora está disponível para mais PCs portáteis. A interface estilo console minimiza tarefas em segundo plano para otimizar o desempenho dos jogos;
- Efeitos de Estúdio em mais câmeras: usuários de Copilot+ PCs poderão ativar os efeitos de IA – como desfoque de fundo – em câmeras secundárias, como webcams USB ou câmeras traseiras de tablets, diretamente pelas configurações avançadas de vídeo;
- Busca nas Configurações: a barra de pesquisa do menu Configurações ficou mais inteligente. Agora, ela exibe mais resultados e permite modificar certas opções – como brilho ou volume – diretamente na lista de sugestões, sem precisar navegar até a página específica;
- Menu “Click to Do”: para computadores Copilot+, o menu de contexto inteligente foi redesenhado para facilitar o acesso a ações rápidas como copiar, salvar e compartilhar, aparecendo automaticamente sobre imagens ou tabelas grandes.
Essas mudanças estão em fase experimental e podem levar algum tempo até chegarem à versão final e estável do Windows 11 para todos os usuários.
Veja também:
- Por que o brasileiro confia tanto na inteligência artificial?
- Windows 11 revive som do Windows Vista após atualização com bug
- Como o Windows evoluiu a cada versão
Ouça o Podcast Canaltech:
Leia a matéria no Canaltech.

