
Resumo
-
Microsoft iniciou testes de compartilhamento de áudio Bluetooth no Windows 11;
-
Recurso usa tecnologia Bluetooth LE Audio e permite som em dois dispositivos simultaneamente;
-
Novidade está em teste em alguns PCs Copilot+; chegada à versão final do sistema pode ocorrer em 2026.
A Microsoft começou a testar uma função no Windows 11 que permite o compartilhamento do áudio do computador entre dois dispositivos Bluetooth, ao mesmo tempo. A novidade pode funcionar com fones de ouvido, headsets, caixas de som e até aparelhos auditivos.
O compartilhamento de áudio pode ser útil, por exemplo, para que duas pessoas assistam a um filme no notebook durante uma viagem de avião, com cada uma delas usando seus próprios fones de ouvido.
Para permitir que o fluxo de áudio seja direcionado a dois dispositivos distintos de modo simultâneo, o Windows 11 faz uso da tecnologia Bluetooth LE Audio, que é focada justamente em dispositivos sonoros e permite transmissões via broadcast (para mais de um aparelho ao mesmo tempo).
Isso significa que o compartilhamento de áudio só funciona com dispositivos compatíveis com esse padrão, a exemplo de fones como Samsung Galaxy Buds 2 Pro, Galaxy Buds 3 Pro e Sony WH-1000XM6.
Para iniciar o procedimento, basta emparelhar dois dispositivos sonoros compatíveis com Bluetooth LE Audio ao computador e, na área de configurações rápidas, ativar o modo de compartilhamento de áudio.

Quando o compartilhamento de áudio chegará à versão final do Windows 11?
Ainda não há data para isso, mas é bastante provável que a liberação da novidade para a versão final do Windows 11 seja feita somente em 2026.
Por ora, o compartilhamento de áudio Bluetooth está disponível nos canais Dev e Beta do programa de testes Windows Insider para Windows 11, a partir da compilação 26220.7051 do sistema operacional.
A Microsoft explica que, no momento, apenas os seguintes computadores Copilot+ são compatíveis com o recurso:
- Surface Laptop com chip Qualcomm Snapdragon X (13,8 e 15 polegadas)
- Surface Laptop for Business com chip Qualcomm Snapdragon X (13,8 e 15 polegadas)
- Surface Pro de 13 polegadas com chip Qualcomm Snapdragon X
- Surface Pro for Business de 13 polegadas com chip Qualcomm Snapdragon X
Outros notebooks Surface, bem como modelos Samsung Galaxy Book mais recentes ganharão compatibilidade em breve. A Microsoft espera que mais computadores recebam suporte ao recurso em etapas futuras. A companhia só não dá certeza sobre isso porque a compatibilidade depende do envolvimento dos fabricantes.
Windows 11 vai permitir áudio em dois dispositivos Bluetooth ao mesmo tempo

