Windows 95 no PS2? Sistema é instalado no console, mas não roda DOOM

Tecnologia

O youtuber MetraByte conseguiu a façanha de instalar o Windows 95 num PlayStation 2, mas com alguns poréns: o processo levou cerca de 14 horas para dar certo, o mouse não funcionou e o “PC” emulado não conseguiu rodar o tradicional DOOM

De qualquer forma, o Windows conseguiu rodar no console. Os resultados foram publicados no canal do YouTube do perfil e alcançaram mais de 250 mil visualizações em apenas uma semana. 

Por que o PS2?

O clássico Windows 95 é muito usado nas tentativas de instalar sistemas antigos em outros tipos de dispositivos. O produto da Microsoft já foi instalado em diversas outras plataformas, como o Nintendo 3DS, e até transformado num app próprio, mas sempre encontrou uma barreira com o saudoso PS2.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O console da Sony usa um processador muito diferente dos chips x86 equipados nos computadores, então existem muitos problemas de compatibilidade. Para contornar o obstáculo, o youtuber teve que usar um emulador do x86 para depois instalar o SO.

A gambiarra completa contou com PS2, um teclado portátil e um HD com o ISO do Windows 95, os arquivos do PlayStation e as imagens para os instaladores do Windows e do jogo DOOM.

Confira o resultado: 

Demorou, mas deu certo

No vídeo, o youtuber destaca uma série de problemas na transferência dos arquivos e nas configurações do sistema — alguns dos motivos que fizeram o processo durar cerca de 14 horas

Depois de muito esforço, o youtuber conseguiu instalar e fazer o sistema rodar no PS2, e aí surgiu mais um entrave: o console não tem suporte ao mouse, então a pessoa não conseguiu fazer muitas ações com o teclado. Os atalhos serviram para abrir o menu Iniciar, acessar o Paint e salvar um arquivo em branco.

Por fim, o youtuber tentou instalar o jogo DOOM para o sistema operacional, mas não teve sucesso. Vale reforçar que o game se tornou um “meme” entre desenvolvedores e entusiastas, visto que consegue rodar em basicamente qualquer coisa — incluindo uma página do Word ou uma calculadora.

Leia também:

VÍDEO: no YouTube, o Canaltech avalia a melhor escolha entre console ou PC

Leia a matéria no Canaltech.