X-Men: 6 mutantes esquecidos e subestimados com poderes únicos

Tecnologia

O cantinho dos Filhos do Átomo é o mais democrático e diverso do Universo Marvel, com a comunidade que reúne a maior concentração de outsiders esquisitos e poderes bizarros. Embora os heróis da linha de frente dos X-Men tenham lá suas facetas perturbadas, eles são populares e conseguem até se misturar aos humanos.

Mas a maior parte da sociedade mutante tem beleza fora de padrão e comportamentos tão estranhos quanto suas habilidades.

Todos os mutantes, pelo menos inicialmente, preferem se esconder ou se tornar “invisível” aos olhos da humanidade — e muitos preferem ser “esquecíveis”, até mesmo quando convivem entre iguais em comunidade. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Seis X-Men esquecidos e subestimados com poderes únicos

Os poucos mutantes com aparência fora de que padrão e habilidades mais bizarras conseguem se destacar a ponto de participar de missões com os X-Men até conseguem perder a timidez, mas, mesmo assim, a maioria é subestimada e cai no esquecimento.

Abaixo os seis mutantes ligados aos X-Men que sempre foram subestimados, mesmo com habilidades incríveis e singulares:

  • Maggot
  • LongeDosOlhos
  • Xorn
  • Darwin
  • Forge
  • Cifra

1. Maggot

Imagem: Reprodução/Marvel Comics

Criado por Scott Lobdell e Joe Madureira, com estreia em Uncanny X-Men #345, de 1997. Seu poder é, no mínimo, inusitado: seu sistema digestivo é composto por duas lesmas biomecânicas que saem do seu corpo, digerem materiais e, em troca, fortalecem seu organismo.

Com forte apelo ao “horror corporal”, Maggot teve uma participação breve na equipe. Sua última aparição relevante foi durante a Era Krakoana, e tramas recentes indicam que ele e suas lesmas ainda podem retornar.

2. LongeDosOlhos (ForgetMeNot)

Imagem: Reprodução/Marvel Comics

Criado por Mike Carey, Simon Spurrier e Christos Gage, com estreia em X-Men: Legacy #300, de 2012. Imagine lutar ao lado dos X-Men, salvar vidas, e mesmo assim ninguém se lembrar de você. Essa é a realidade de LongeDosOlhos, cujo poder faz com que todos, até mesmo telepatas Nível Ômega como o Professor X, esqueçam sua existência após interações.

“Caçula” da lista, foi introduzido há pouco mais de uma década e posteriormente inserido retroativamente em várias sagas importantes, a exemplo de A Era de X. Embora nunca seja reconhecida, sua história apresenta grande potencial dramático.

3. Xorn

Imagem: Reprodução/Marvel Comics

Criado por Grant Morrison e Frank Quitely, com estreia em New X-Men Annual 2001, de 2001. Xorn surgiu com aclamação dos fãs, até que foi revelado como sendo, na verdade, Magneto disfarçado e mentalmente instável. A reação negativa levou a Marvel a rever parcialmente a trama, estabelecendo-o como um personagem independente — com um irmão gêmeo de poderes semelhantes.

O verdadeiro Xorn é uma potência. Além de abrigar uma “mini-estrela” na cabeça, possui habilidades como cura e teletransporte. Na Era Krakoana, tornou-se uma espécie de guardião da mente do poderoso filho de Charles Xavier, Legião, ajudando a manter sob controle o lado obscuro de David Haller.

4. Darwin

Imagem: Reprodução/Marvel Comics

Criado por Ed Brubaker e Pete Woods, com estreia em X-Men: Deadly Genesis #2, de 2005. Darwin foi retratado brevemente em no filme X-Men: Primeira Classe (2011), sendo morto prematuramente — o que gerou críticas entre os fãs. Isso porque seu poder consiste em se adaptar a qualquer ameaça à vida. Se estiver se afogando, por exemplo, ele desenvolverá brânquias automaticamente.

Nos quadrinhos, Darwin é justamente celebrado por sua resiliência absurda. Sua capacidade de sobrevivência faz dele um dos mutantes mais difíceis de eliminar em qualquer situação.

5. Forge

Imagem: Reprodução/Marvel Comics

Criado por Chris Claremont e John Romita Jr., com estreia em Uncanny X-Men #184, de 1984. Forge é o cérebro tecnológico dos X-Men. Seu poder mutante permite que ele compreenda e construa qualquer máquina ou dispositivo, tornando-se essencial na criação e aprimoramento de equipamentos do time. Ele ainda complementa seus talentos com estudos em magia, o que o torna ainda mais versátil.

Como personagem indígena, Forge também rompeu estereótipos: ao invés de habilidades físicas óbvias, ele representa o intelecto e a engenhosidade, sendo peça-chave nos bastidores da equipe.

6. Cifra

Imagem: Reprodução/Marvel Comics

Criado por Chris Claremont e Sal Buscema, com estreia em New Mutants #13, de 1984. Doug Ramsey, o Cifra, é capaz de compreender qualquer linguagem — falada, escrita, corporal ou digital. Sua utilidade se estende para negociações intergalácticas, decodificação de dados e até interações com inteligências artificiais.

Atualmente, Cifra trilha um caminho sombrio. Na recente X-Men: Heir of Apocalypse #4, ele foi escolhido por Apocalipse como sucessor e renasceu como Revelação, rompendo laços com o amigo alienígena tecnorgânico de longa data Warlock. Seu novo papel deve ser central na saga Age of Revelation, que estreia em outubro de 2025.

Leia mais:

Leia a matéria no Canaltech.