A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (6) que a inteligência artificial Gaming Copilot já está disponível para os membros do Xbox Insiders no PC. A ideia é que a ferramenta ajude jogadores com dicas ou apresente soluções para enfrentar chefões mais complexos ou trechos que desafiam suas habilidades.
- Como o Xbox evoluiu desde sua primeira versão
- Gears of War: Reloaded no PC: veja requisitos para jogar
De acordo com a companhia, a IA também está disponível nos consoles portáteis, mas com funções limitadas. Eles afirmam que estão fazendo otimizações para aprimorar o uso em dispositivos como o ROG Xbox Ally e o ROG Xbox Ally X — ambos previstos para serem lançados em 2025.
A inteligência artificial Gaming Copilot também foi liberada para os membros do Xbox Insiders no Brasil, basta ter o app do Xbox e atualizar a versão para a mais recente para poder testá-lo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O que o Gaming Copilot traz ao Xbox?
A Microsoft afirmou que o Gaming Copilot funcionará como uma segunda tela, que pode ajudar o público nos jogos durante o gameplay, a descobrir novas experiências similares aos seus gostos, responder perguntas sobre a sua conta e apresentar dados do seu histórico e das conquistas.

Além disso, os jogadores podem ativar o Modo de Voz para nem ter a necessidade de trocar de telas enquanto recebe suas dicas. Com isso, todos poderão ter um diálogo direto com a IA pelo microfone — o que pode ajudar ainda mais na imersão da experiência.
Enquanto usa o Modo de Voz, a Gaming Copilot pode analisar capturas de tela do seu app Xbox para fornecer respostas mais precisas para as suas dúvidas. A partir disso, o jogador sequer precisa especificar cada trecho ou o que está vivenciando, a inteligência artificial vê e te ajudará em tempo real.

Como usar o Gaming Copilot?
Os Xbox Insiders que estão com seu aplicativo atualizado no PC podem usar a ferramenta de IA através da Game Bar. Para isso, basta apertar a tecla Windows+G para abri-la e começar a utilizar.
Como é uma inteligência artificial, ela obterá mais dados e poderá ajudar o público em mais tipos diferentes de situações conforme o tempo vai passar. Ou seja, inicialmente ela pode não auxiliar o público da forma como esperam, porém a IA generativa aprenderá como atender melhor às necessidades.
Segundo informações da Microsoft, em um breve futuro os jogadores verão recursos como assistência proativa, maior personalização do serviço e outras adições que estão planejando. A ferramenta ainda está em estágio Beta, então deve levar algum tempo para o lançamento da versão final.
Leia também no Canaltech:
- Microsoft anuncia Quake II recriado por IA generativa
- Microsoft anuncia IA capaz de reviver jogos mortos no Xbox
- Xbox Game Pass recebe Assassin’s Creed Mirage, Rain World e jogo brasileiro
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech.