Xbox pode ter serviço de jogos na nuvem com plano mais barato

Tecnologia
Resumo
  • Microsoft estuda lançar um plano mais barato do Xbox Cloud Gaming, hoje disponível só no Game Pass Ultimate (R$ 59,99/mês).
  • O modelo pode incluir anúncios e faz parte de discussões antigas sobre um serviço de streaming acessível ou até gratuito.
  • A empresa também investe em nuvem e IA para a próxima geração de consoles, em parceria com a AMD, e deve testar recursos no ROG Xbox Ally X.

A Microsoft voltou a indicar que planeja oferecer um plano de assinatura mais barato para o Xbox Cloud Gaming (antigo xCloud). A declaração foi feita por Jason Ronald, vice-presidente responsável pela próxima geração de consoles da Xbox, durante a participação no podcast da empresa nessa segunda-feira (18/08).

Atualmente, o acesso ao serviço é restrito a assinantes do Game Pass Ultimate, que custa R$ 59,99 por mês. Além de jogos na nuvem, o pacote inclui o catálogo do Game Pass para console e PC, o serviço EA Play e o acesso ao multiplayer online.

A ideia da criação de uma nova modalidade tornaria o cloud gaming mais acessível a um público maior, que não necessariamente quer ou pode pagar pelo pacote completo. Entretanto, Ronald não cravou o valor do serviço “solo” de nuvem.

Um plano antigo

A ideia de um plano de assinatura mais acessível ou até mesmo gratuito para o Xbox Cloud Gaming não é nova. Há dois anos, documentos revelados durante o processo da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) contra a aquisição da Activision Blizzard mostraram que a Microsoft trabalhava em uma versão “dedicada” do serviço.

Meses depois, o diretor financeiro da divisão de games da Microsoft, Tim Stuart, chegou a sugerir a possibilidade de uma versão gratuita do Xbox Cloud Gaming com a exibição de anúncios.

Ronald reconhece que há muitos jogadores “que usam o Game Pass Ultimate para acessar a nuvem” e reforça que a estratégia continua nos planos da empresa. E não é à toa: segundo os resultados do quarto trimestre fiscal da Microsoft, divulgados em julho, a divisão de conteúdo e serviços (que inclui o Game Pass) cresceu 13%.

“Acho que, para nós, isso realmente abre a oportunidade de torná-lo muito mais acessível. Seja indo para novas regiões ou com novas maneiras de acessar a nuvem [do Xbox]”, disse o executivo.

Futuro do Xbox é nuvem e IA

A Microsoft está investindo pesado na próxima geração do serviço, em paralelo com o desenvolvimento do seu próximo console. “Junto com a AMD, estamos projetando hardwares dedicados para permitir a próxima geração de experiência de jogos”, afirma Ronald.

A aposta da companhia para a nova geração ocorre durante um período de baixo desempenho na divisão de hardware do Xbox, mesmo com o aumento no preço dos consoles e acessórios, anunciado em maio.

A empresa também tem focado em tecnologias de renderização neural e em “silício dedicado para permitir a próxima geração de capacidades de IA”, que segundo o executivo “serão transformadores na forma como você realmente experimenta sua jogabilidade”.

Alguns desses recursos de IA devem ser testados pela Microsoft já no ROG Xbox Ally X, portátil feito em parceria com a Asus que contará com um chip NPU dedicado, similar aos PCs Copilot+.

Com informações do The Verge

Xbox pode ter serviço de jogos na nuvem com plano mais barato