A linha Xiaomi 16 foi certificada no órgão regulador 3C, da China. Foram três modelos homologados, incluindo um representante misterioso.
- Qual é o melhor celular Xiaomi para comprar em 2025?
- Por que celulares chineses são tão caros no Brasil, mas os carros nem tanto?
Os registros identificados foram os que têm números de modelo 25113PN0EC e 25098PN5AC, que pertencem ao Xiaomi 16 e ao Xiaomi 16 Pro, respectivamente.
O outro dispositivo aprovado foi o modelo 2509FPN0BC, que ainda não foi associado a um nome comercial. Informantes apontam que pode ser o inédito Xiaomi 16 Pro Mini.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O aparelho poderá ser uma nova opção mais compacta na linha, com uma tela de 6,3 polegadas — mesmo tamanho do iPhone Pro, por exemplo.
As certificações mostram que todos os aparelhos trarão o carregador MDY-18-EW, que funciona a uma potência de até 100 W.
Xiaomi 16 — o que esperar
A série Xiaomi 16 deve ser a primeira a trazer o processador Snapdragon 8 Elite 2. Além do modelo Pro de 6,3 polegadas, também é esperada uma versão maior de 6,8 polegadas.

O Xiaomi 16 deve trazer um sensor de 50 MP, enquanto os modelos Pro teriam como destaque a teleobjetiva periscópio para zoom aprimorado.
Na parte de bateria, foi dito que os aparelhos Pro teriam grande capacidade de 7.000 mAh e 7.500 mAh.
A data de lançamento da linha Xiaomi 16 não foi confirmada, mas deve ocorrer apenas depois do anúncio das plataformas Snapdragon. Isso está marcado para o dia 23 de setembro.
Os novos celulares serão vendidos primeiro na China, e os modelos globais devem chegar apenas em 2026. O Xiaomi 16 Ultra também é esperado para o ano que vem, com características ainda mais avançadas de câmera.
Leia mais no Canaltech:
- Samsung confirma evento para lançar Galaxy S25 FE, Tab S11 e mais
- Novo headset da Samsung chega no fim de setembro, revela site
- Galaxy S26 Ultra terá mesma capacidade de bateria vista há seis anos
Veja quatro opções de celulares com 5G para comprar:
Leia a matéria no Canaltech.