Xiaomi 16 Pro Max: o que já sabemos sobre o super top de linha da chinesa

Tecnologia

Tudo indica que estamos muito próximos de testemunhar mais um lançamento de flagship da Xiaomi – e com isso, os rumores a respeito do produto têm se intensificado mais e mais. O Xiaomi 16 Pro Max tem sido alvo de inúmeros vazamentos nos últimos meses, chamando atenção pela promessa de ser um “super celular” para bater de frente com o Galaxy S25 Ultra e o recém-anunciado iPhone 17 Pro Max.

Como ainda não temos um anúncio oficial, compilamos todos os principais rumores que já nos dão um vislumbre do que esperar da novidade. Confira:

Data de lançamento e processador

A Xiaomi deve lançar a linha 16 (incluindo o 16 Pro Max) na China entre setembro ou outubro, com lançamento global um pouco mais tarde, no início de 2026


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O aparelho provavelmente será equipado com o chip Snapdragon 8 Elite 2, anunciado como um sucessor de alto desempenho para competir com os tops de linha do mercado.

Tela principal 

O Xiaomi 16 Pro Max deve contar com uma tela OLED plana com cerca de 2K de resolução e tecnologia LTPO, que permite variação na taxa de atualização para equilibrar fluidez e eficiência energética. 

Há rumores de que a Xiaomi está usando processos de fabricação mais avançados (como LIPO) para reduzir as bordas e tornar o aparelho visualmente mais elegante.

Rumores indicam que o modelo terá uma tela traseira na ilha de câmeras (Reprodução/Ace100xd)

Os vazamentos também apontam um módulo de câmeras bem grande, que ocuparia boa parte da traseira e que ainda teria uma segunda tela integrada. Essa tela traseira serviria para notificações, selfies usando a câmera principal ou até atalhos rápidos. Esse recurso lembra o do Mi 11 Ultra, mas com uma proposta mais refinada. 

Câmeras & fotografia

O aparelho deve trazer uma câmera principal de 50 MP usando o sensor SmartSens 590 de 1/1, 28 polegadas. Este sensor inclui tecnologias como LOFIC 2.0 (que melhora a faixa dinâmica, sombras e luz), autofoco rápido com QPD (Quad Pixel Detection) e suporte a desempenho eficiente (menor consumo e aquecimento) por conta de um processo de fabricação de 22 nm. 

Também há rumores de lente periscópio com zoom óptico de 5x, lente ultrawide e câmera frontal de alta resolução para selfies e gravações de vídeo em 4K

Bateria & carregamento

O 16 Pro Max pode trazer uma bateria com capacidade em torno de 7.000 a 7.500 mAh, o que seria líder entre os modelos da linha Xiaomi 16. A potência de carregamento rápido também aparece nos rumores: algo em torno de 100W com fio, para permitir recargas rápidas mesmo com bateria grande. 

Os rumores também mencionam carregamento sem fio, embora não haja consenso se será de 80W ou padrão mais modesto. 

Segundo os rumores, a bateria do Xiaomi 16 Pro Max será gigante (Reprodução/@GizChinait)

Software e incertezas

Além de hardware potente, o 16 Pro Max deverá vir com HyperOS 3.0 baseado no Android 16, trazendo refinamentos visuais, melhorias na interface, widgets dinâmicos e funções de inteligência artificial

Contudo, por se tratar de rumores, há várias incertezas. Ainda não se sabe se a tela traseira será interativa ou apenas mostrará notificações, ou até que ponto o zoom óptico será competitivo com outras marcas. Também não há rumores voltados para a precificação, que costuma variar bastante dependendo do mercado.

Em resumo, o Xiaomi 16 Pro Max promete ser um dos flagships mais ambiciosos da Xiaomi, reunindo bateria enorme, câmeras avançadas, telas de alta qualidade e o retorno de um recurso inusitado: a tela traseira. Se os rumores se confirmarem, ele será um celular de peso a ser introduzido no mercado premium.

Leia mais no Canaltech

Xiaomi Redmi Note 14 Pro+ 5G: um “top de linha de entrada”?

Leia a matéria no Canaltech.