Yellowstone: conheça spin-offs da série e como eles se conectam

Tecnologia

Série nº1 da televisão americana desde seu lançamento em 2018, Yellowstone chegou ao fim em dezembro de 2024, após cinco temporadas no ar e inúmeros recordes quebrados.

Drama neo-western criado por Taylor Sheridan e John Linson, o show conseguiu criar uma identificação muito forte com o público americano, que se conectou logo de cara com os dramas familiares e as questões culturais levantadas pela produção.

Título da Paramount, Yellowstone segue os passos dos Dutton, uma família de fazendeiros que busca proteger as fronteiras de seu território – a maior fazenda de gado de Montana, Estados Unidos – do ataque da especulação imobiliária, da Reserva Indígena Broken Rock e do Parque Nacional de Yellowstone.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Uma trama ao estilo “novelão”, cheia de disputas e emoções, que chegou ao fim no auge de sua transmissão – uma decisão, vale dizer, que pegou todos os fãs de surpresa, mas aconteceu após Kevin Costner decidir não voltar para o show quando a divisão em duas partes da 5ª temporada coincidiu com as gravações de sua própria franquia de filmes.

Show deixou herdeiras

Apesar do fim precoce, Yellowstone deixou herdeiras. O frisson em torno do show fez com que a Paramount criasse séries spin-off ambientadas no mesmo universo da produção, algumas já até lançadas e outras em desenvolvimento.

A fim de organizar todas em um só lugar, o Canaltech montou uma lista com as derivadas de Yellowstone, trazendo a ordem cronológica de suas tramas e como estão conectados. Confira!

Ordem cronológica do universo Yellowstone

Até o momento, Yellowstone teve duas séries prequelas lançadas (1883 e 1932) e uma terceira anunciada (1944) seguindo a linhagem da família Dutton nos respectivos anos-títulos.

Outros três spin-offs sequenciais, no entanto, também já receberam luz verde, acontecendo logo após os eventos da 5ª temporada e seguindo personagens distintos do universo.

  • 1883 (Minissérie)
  • 1923 (2 temporadas)
  • 1944 (Em desenvolvimento)
  • Yellowstone (5 temporadas)
  • The Dutton Ranch (Em desenvolvimento)
  • The Madison (Em desenvolvimento)
  • Y: Marshals (Em desenvolvimento)

Conheça cada uma das derivadas

Veja abaixo a história de cada uma das séries.

1883

Primeira série derivada de Yellowstone, 1833 foi lançada em 2021 com o intuito de contar a história de origem do rancho Yellowstone. Protagonizada por Isabel May e Tim McGraw, a produção se debruça sobre a antiga geração da família Dutton que viajou do Texas para Montana liderada por James, parente distante de John (Kevin Costner), e construiu o grande reduto e negócio da família.

Novelão feito no mesmo estilo da série original, 1883 mostra as dificuldades enfrentadas por James, Margaret e seus filhos Elsa (Isabel May) e John (Audie Rick) nas planícies dos Estados Unidos, um trajeto repleto de perigos territoriais e climáticos em que se aventuraram na esperança de começarem uma vida nova e melhor no Oeste Americano.

Minissérie de dez episódios, 1883 pode ser assistida na Netflix e no Paramount+.

1923

Continuação de 1883, 1923 se passa quarenta anos depois, seguindo outra parte da família Dutton quando eles já estão estabelecidos em Yellowstone. Estrelada por Helen Mirren e Harrison Ford – na pele de Jacob, irmão mais velho de James – o show mostra um período especialmente difícil para o clã, quando eles têm de lidar com a Lei Seca e os estágios iniciais da Grande Depressão.

Composta por duas temporadas, a série se concentra em um período em que os Estados Unidos ainda sente os efeitos da Primeira Guerra Mundial e em que Jacob e sua esposa Cara, mesmo sem filhos biológicos, criaram os sobrinhos John (James Badge Dale) e Spencer (Brandon Sklenar) para tocarem os negócios da família.

Já encerrada, após ter retratado o momento familiar a que se propôs, as duas temporadas de 1923 podem ser vistas no Paramount+. A primeira temporada da série também está disponível na Netflix.

1944

Julia Schlaepfer e Brandon Sklenar em cena de 1923 (Imagem: Divulgação/Paramount+)

Próxima prequela de Yellowstone a se debruçar sobre o passado da família Dutton, 1944 se passa apenas 21 anos após os eventos de 1923. Embora detalhes ainda não tenham sido revelados sobre a trama, o show é ambientado no período historicamente sombrio da Segunda Guerra Mundial, passando por alguns importantes momentos do conflito como o Dia D.

Sem data oficial de lançamento, é provável ainda que 1944 mostre um Spencer Dutton agora mais velho, assim como há esperanças de que John Dutton Jr (pai do protagonista de Yellowstone) já possa ser vislumbrado na casa dos vinte anos.

The Dutton Ranch

Cole Hauser e Kelly Reilly serão protagonistas de nova derivada (Imagem: Divulgação/Paramount+)

Um dos títulos mais esperados pelos fãs de Yellowstone, The Dutton Ranch está prevista para ser lançada em 2026. Sequência direta da obra-mãe, o seriado pretende focar em um dos herdeiros de John Dutton (Kevin Costner), mais especificamente em Beth (Kelly Reilly) e em seu marido Rip Wheeler (Cole Hauser).

Segundo já revelado, o show irá acompanhar o casal enquanto eles lutam para sobreviver e criar seu filho pseudoadotivo, Carter (Finn Little), fazendo o possível para transformá-lo em um homem. Além dos protagonistas, o show já confirmou em seu elenco os nomes de Annette Bening, de Beleza Americana, e de Ed Harris, de Westworld.

The Madison

The Madison será o único spin-off de Yellowstone focado em personagens de fora da família Dutton (Imagem: Divulgação/Paramount+)

Única série da franquia até o momento a não focar nos Dutton, The Madison é uma futura série neo-western apenas ambientada no universo de Yellowstone. Ainda sem data oficial de lançamento, ela deve se passar cronologicamente após os eventos da 5ª temporada, acompanhando a família McIntosh, originária de Nova York, quando eles se mudam para o isolado vale do rio Madison, em Montana, após uma tragédia devastadora.

Protagonizada por Michelle Pfeiffer como a matriarca do clã, a produção segue os passos de Stacy enquanto ela tenta reerguer sua família e fazê-los se adaptar ao cenário do Oeste americano. Além de Pfeiffer, The Madison também já confirmou em seu elenco os nomes de Elle Chapman, de O Pior Vizinho do Mundo, e Patrick J. Adams, de Suits.

Y: Marshals

Prevista para estrear em 2026 e já até com um teaser lançado, Y: Marshals é mais uma série da franquia ambientada após os eventos de Yellowstone. Dessa vez estrelada por Luke Grimes, novamente na pele do herdeiro do clã, Kayce Dutton, o show segue os passos do jovem quando ele vai embora do rancho e se junta à unidade de elite de U.S. Marshals, combinando suas habilidades como cowboy e fuzileiro para trazer justiça para Montana.

Segundo a sinopse oficial, a mudança vem carregada de um alto custo psicológico, que afeta o personagem e seus companheiros de equipe na tentativa de equilibrar família, dever e defesa da região. Além de Grimes no papel principal, a série conta com Gil Birmingham reprisando seu papel como Thomas Rainwater e de Arielle Kebbel, de Ballers.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.