YouTube Music começa a limitar letras de músicas no plano grátis

Tecnologia

O YouTube Music passou a limitar o acesso a letras de músicas no plano gratuito, segundo o portal 9to5Google. Com a restrição, é preciso aderir um pacote pago, como o YouTube Premium, para desbloquear o conteúdo.

Assim como no Spotify, a plataforma do Google oferece um acesso gratuito ao YouTube Music. Nele, é possível fazer streaming sem custo, mas com a necessidade de assistir anúncios de vez em quando e sem alguns recursos, como a opção para ouvir músicas offline.

Conforme informou o portal neste fim de semana, após acessar as letras de cinco títulos diferentes, apenas as primeiras linhas são exibidas. Na sequência, o app informa que é preciso assinar o Music Premium ou o YouTube Premium para ler o resto do texto.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

YouTube Music vai restringir acesso às letras de músicas aos assinantes do Premium, revela portal (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)
YouTube Music vai restringir acesso às letras de músicas aos assinantes do Premium, revela portal (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)

Ainda não é para todos

O bloqueio começou a ser aplicado nos últimos dias, de acordo com relatos compartilhados em redes sociais, como o Reddit. No entanto, nem todos os usuários foram atingidos pelo novo ajuste até o momento.

Em testes realizados pelo Canaltech, a plataforma chegou a aplicar o bloqueio após cinco músicas, mas sem emitir nenhuma notificação para assinatura. Neste caso, o app apenas apresentou um erro e manteve a opção desativada mesmo ao fazer login novamente.

No app para iPhone, no entanto, as letras permaneceram disponíveis mesmo após o limite de cinco músicas.

Procurado pelo Canaltech, o Google não se manifestou sobre o caso até o momento. A matéria poderá ser atualizada.

Leia mais:

Leia a matéria no Canaltech.