
A Intel está prestes a lançar sua nova série de CPUs para desktop, segundo rumores, mas ainda não é uma nova arquitetura. Os Core Ultra 400 estão previstos para o fim de 2026, e enquanto eles não chegam, leakers e insiders nos dão uma ideia do que esperar. Os processadores Nova Lake terão a nova família de chipsets da série 900 ao seu dispor, com uma mudança no segmento entusiasta e ausência do nível mais básico.
- Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
- Características mais importantes nos processadores Intel
O leaker Jaykihn não nos poupou dos detalhes, revelando todas as especificações dos diferentes níveis de chipsets de nova geração, seja aqueles voltados para o consumidor, ou aqueles de uso comercial. Ao que tudo indica, a Intel e as fabricantes parceiras vão reservar a conexão PCIe 5.0 para o chipset Z990, que terá as mesmas especificações do W980, voltado para workstations com CPUs Xeon.
O maior destaque é o novo segmento, um “entusiasta menos entusiasta”, com especificações menores em relação ao topo de linha, embora também seja da linha Z. A maior diferença do Z970 para o high-end é a ausência de PCIe 5.0, que é usada por SSDs NVMe de última geração, e pelas GPUs AMD Radeon RX 9000 e NVIDIA GeForce RTX 50 e, muito provavelmente, pelas próximas gerações também.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Com os processadores Core Ultra 400 Nova Lake, a Intel terá o chipset B960 como o mais básico. Ele conta com quase todas as especificações do Z970, com a única exceção sendo o suporte a overclock de CPU, assim como já acontece com essa série.
Intel 900 Series Chipset Specifications. pic.twitter.com/vJzhBQWk4o
— Jaykihn (@jaykihn0) February 9, 2026
Intel terá duas gerações de CPUs em 2026
Antes dessa geração, a Intel lançará os Core Ultra 200 Plus, um refresh da arquitetura Arrow Lake. Esses processadores devem chegar com leves melhorias em relação aos modelos base. Por isso, a próxima grande geração do Time Azul, que brigará contra os Ryzen baseados em Zen 6, é a Nova Lake.
Os Core Ultra 400 devem chegar equipados com uma nova NPU, garantindo mais desempenho em IA, além de uma implementação maior dos gráficos integrados baseados em Xe3, com performance chegando a 25% mais do que os Panther Lake entregam com a Arc B390, que hoje é uma das melhores iGPUs do mercado.
Além disso, a Intel deve aumentar consideravelmente a contagem de núcleos nesses novos processadores, podendo passar de 50 nos modelos topo de linha. Na tentativa de destronar a AMD em CPUs para jogos, o Time Azul também deve buscar uma solução com uma grande quantidade de cache.
Veja mais do CTUP:
- CPUs Ryzen queimando: a culpa é da ASRock ou da AMD?
- Dell, HP e outras OEMs estão recorrendo a memórias chinesas em meio à crise
- Crise das memórias já provoca caos na produção de CPUs; atrasos chegam a 6 meses
Leia a matéria no Canaltech.

